Com a reforma tributária em andamento, muitas dúvidas tem surgido, não somente entre contribuintes, mas também para o consumidor em geral, afinal o que vai acontecer? A carga tributária vai diminuir? E o IMPOSTO SELETIVO? O que é? Pois bem, vamos resumir e falar um pouco sobre ele.
O IMPOSTO SELETIVO, ou IMPOSTO DO PECADO como popularmente está sendo chamado, é uma forma de tributo onde produtos considerados nocivos a saúde ou ao meio ambiente serão tachados de forma diferente dos demais, ainda não é possível afirmar que estes terão acréscimo na sua carga tributária, visto que muitos fatores ainda precisam ser analisados e levados em conta, dentre esses produtos e bens, podemos destacar: veículos, embarcações, aeronaves, bebidas alcoólicas, bebidas com muito açúcar, cigarros e similares, além da extração de produtos minerais.
Com previsão inicial de entrar em vigor em 2026 tendo sua conclusão total em 2033, a reforma tributária vem com a proposta de reduzir e facilitar tanto a tributação, fiscalização e recolhimento dos tributos, que hoje no Brasil, considerando municipais, estaduais e federais, podem chegar a um total de 92.
Toda mudança gera transtornos, dúvidas e muitos debates, nesse caso da reforma tributária que vai mexer direto no bolso do contribuinte, vale estar informado, e cercado de bons profissionais, a contabilidade terá um papel crucial nas tomadas de decisões da sua empresa principalmente nesse processo transitório em que cada caso deverá ser analisado visando economia, desenvolvimento e crescimento da organização.